Não existe uma cartilha exata à seguir para conseguir rentabilizar o que você sempre quis no e-commerce, mas algumas práticas ajudam na difusão de seus produtos

Todos que tem o intenso desejo de começar a rentabilizar com a internet através da venda de infoprodutos, podem acabar esbarrando em algumas etapas. A principal delas é a criação de conteúdo que sustente e dê oxigênio ao negócio, antes que as vendas comecem a sair de verdade. Para fazer o seu e-commerce vender mais, não basta formular uma divulgação no Facebook Ads, por exemplo, e esperar que o retorno seja o esperado, é necessário mais intensidade.

Criação do estabelecimento

Antes de falar sobre os vídeos, é importante determinar se você tem total conhecimento do mundo em que está entrando, ou se é apenas mais um aventureiro. Se você admite que não tem experiência suficiente, nem leu muito a respeito do assunto, já é um primeiro passo. Há muitos materiais que podem te colocar por dentro de como abrir um negócio virtual sem afundar depois de três meses.

 

Agora, considerando que você já sabe do que se trata, vamos ao que importa. A elaboração do material que está à venda deve ser caprichada, tomando o tempo que for necessário. Se você estiver criando vídeoaulas sobre programação, por exemplo, certamente necessitará de boas edições e algumas animações para ajudar os interessados a aprender sobre esse mundo fascinante.

Um produto de qualidade inquestionável é a melhor propaganda, já que o consumidor certamente tem contato não apenas com amigos pessoais interessados no assunto, mas potencialmente é um participante de fóruns e comunidades em redes sociais, repassando os seus infoprodutos para pessoas que querem absorver as mesmas informações que ele.

Com a necessidade de criar um bom produto esclarecida e com um portal bem prático e funcional, com um template simples, porém eficiente, sem entupir o visitante de informações, temos o caminho para começar a fazer a mágica acontecer de verdade. Conduzir seus futuros clientes à sua página e fazer com que eles passem a fazer o seu e-commerce vender mais é o grande pulo dos ótimos empreendedores digitais, por isso, entraremos em alguns detalhes agora.

 

Descobrir quem é quem

Gerar conteúdo é, como já antecipamos, uma tarefa que pode ser bem difícil, principalmente se estamos no início de nossa empreitada. Antes de começar a criar textos sem muita convicção, descubra exatamente qual é o seu nicho na internet, como eles costumam atuar, a facilidade que encontram na hora de adquirir produtos online. Definir as suas personas fará com que você evite ficar dando murros em ponta de faca, criando uma proximidade e um ritmo de contatos produtivos que te darão energia para continuar abastecendo não apenas o portal criado lá no início, mas a sua página no Facebook, no Instagram e onde mais você achar necessário atuar.

Conteúdos elucidativos e criativos

É aqui que temos a chance de nos diferenciar dos que entraram no negócio apenas porque alguém jogou a ideia no ar. Os textos que serão criados para chamar a atenção do público e mostrar como seria interessante para eles contar com o seu produto devem se adequar na plataforma que você está utilizando, sempre seguindo as tendências que vão ficando bem visíveis com o passar do tempo.

No Facebook, por exemplo, nada de textão cansativo, principalmente se você ainda não tiver nenhum tipo de influência sobre o seu público. Vídeos rápidos, mas interessantes e, se possível, inovadores, poucos parágrafos de texto, uma linguagem mais informal, tudo isso pode fazer a diferença quando percebermos que o seu e-commerce passou a vender mais.

No Blog, podemos discorrer um pouco mais sobre assuntos que, não necessariamente precisam ser sobre o seu produto. Traga os consumidores pelas beiradas, jogue algumas curiosidades no ar, listas com motivos que fariam que eles percebessem que o seu material pode fazer a diferença na vida deles, sempre mantendo uma boa frequência, mas sem deixar cair a qualidade. Quando conseguir converter um número interessante de visitantes ativos, estará no caminho para um negócio mais estável.

Criação de vídeos elucidativos e criativos

Entramos agora no verdadeiro diferencial dos empreendedores que encontram harmonia no negócio digital. Se você está de olho nesse ambiente, já percebeu que quase todos aqueles que criaram uma rede de seguidores e clientes criam vídeos que chamam e muito a atenção, não apenas pela qualidade, mas pelos insights inovadores que a produção desses audiovisuais implica. Certamente, essa é uma forma de fazer um e-commerce vender mais.

Quando você coloca o seu rosto no vídeos, as pessoas deixam de te tomar como uma incógnita, que pode realmente existir e estar bem intencionado com relação ao oferecimento dos infomateriais, mas também pode ser o idealizador de uma daquelas falcatruas na internet, tão comuns e banais.

A veiculação da sua imagem é a garantia final, o ponto de credibilidade para que aqueles que se interessaram pelo que você tem a oferecer arrematarem a aquisição. Aliás, além da aquisição, não se esqueça de sempre pedir para que os seus visitantes se tornem engajados, através de “likes”, estrelas, compartilhamentos, tudo o que as redes tem para oferecer.

Se você não consegue se imaginar de forma nenhuma na frente das câmeras, pelo menos uma vez ou outra, com roteiros decorados ou improvisados, pode acabar saindo um pouco atrás nos negócios. Precisaríamos de vídeos muito mais bem elaborados através de animações. Se você tiver a “manha” de criar esses conteúdos nos editores, sem problemas, se não for o caso, devemos tratar de nos apressarmos no contato com gente que saiba como fazer isso, conhecidos ou freelancers.

Unimos isso ao fato de que as pessoas, infelizmente, já não separam muito tempo para leituras e afins. Audiovisuais chamam muito mais a atenção e, para fazer o seu e-commerce vender mais o quanto antes, devemos atuar dessa forma, com a criação frequente desses conteúdos, alguns mais elaborados e duradouros, outros mais rápidos, para lembrar nossas personas de que estamos sempre em atividade.