Produzir conteúdo especializado e direcionado para seu canal do YouTube é algo que todo empreendedor digital deve fazer, mas antes de começar a divulgar seus vídeos, deve estar ciente de alguns fatores. E claro, deve saber produzir este tipo de conteúdo. Se você pensa em produzir conteúdo especializado direcionado para seu canal do YouTube, fique atento as seguintes dicas:

 

Conhecer os concorrentes

Conhecer seus concorrentes é fundamental para saber o que você deve fazer, ainda mais se você for um iniciante, independentemente do nicho que você estiver atuando vai existir concorrente, por isso você deve saber como agir no mercado.

Faça uma pesquisa por conta própria, pesquise palavras chaves nos buscadores do YouTube e até mesmo no Google, tente também fazer essas buscas em outros buscadores um pouco menos povoados. Saiba que quanto mais específica for a sua busca, e quantos mais lugares você estiver presente, maior vai ser a chance de você conseguir sucesso.

 

Conhecer público

Se você deseja realmente ter sucesso, muito mais do que produzir conteúdo de qualidade você precisa saber o que seu público está esperando de você, por isso é fundamental que você conheça o seu público.

Se está construindo um público agora, já comece a entender eles, e não vai ser muito difícil, basta observar como eles reagem a cada conteúdo que você disponibiliza eles. Se Já possui um determinado público, envie um pequeno quis a eles, ou mesmo preste atenção nos últimos conteúdos que disponibilizou a eles.

Você precisa conhecer também aqueles que vão estar chegando no seu, os que vão ser atraídos pelos vídeos com conteúdo direcionado e especializado. Se prepare para o mercado.

 

Conhecer o conteúdo

Eu diria que este é o tópico mais importante de tudo artigo. Conhecer o conteúdo do qual você está disponibilizando é fundamental, mas claro, você também pode falar sobre o assunto sem mesmo saber do que se trata, mas precisa ter alguns cuidados.

Para aqueles que conhecem o assunto, e tem total domínio sobre o mesmo, tudo fica mais fácil. Falar com propriedade sobre algum determinado assunto vai ser ótimo para você, além disso, vai poder gravar vídeos ao vivo e responder a perguntas de seus seguidores.

Caso não possua nenhum conhecimento sobre o assunto, mas mesmo assim que ira produzir vídeos porque sabe que é um nicho que traz resultados, contrate um profissional para produzir um roteiro e também para auxiliar você antes de publicar o vídeo.

Por fim, eu diria que mesmo que você não conhece nada sobre o assunto, deve buscar se especializar antes de começar a produzir vídeos, não é legal falar sobre algo que você não tem autoridade. Isso pode gerar um resultado totalmente oposto do qual você está buscando.

 

Utilizar técnicas SEO

Eis uma ferramenta que pode alavancar muito dos seus resultados, mas para utilizar essa ferramenta é necessário conhecer ela e saber como aplica-la.

Antes de falar da importância do SEO para seus vídeos, gostaria de falar sobre o próprio YouTube. É importante conhecer a plataforma na qual você está inserindo o seu conteúdo, técnicas SEO são utilizadas para atrair novas pessoas para seu conteúdo, mas você também deve saber que o YouTube traz novas pessoas para o seu vídeo se por meio de seus softwares ele perceber que o seu conteúdo é de qualidade. Entenda que não são pessoas que operam todas as ferramentas do YouTube, grande parte da plataforma é comandada por uma inteligência artificial, se podemos dizer assim. Então, busque um pouco mais de conhecimento sobre a plataforma, para que possa utilizá-la a seu favor.

Técnicas SEO devem ser utilizadas em seus vídeos, tantos nas descrições de seus vídeos, como também nos títulos. Mas não escolha palavras chaves por conta própria, isso pode prejudicar muito seu posicionamento, utilize palavras que já estão sendo buscadas, faça uma pequena busca e então decida título de seu vídeo. Tome cuidado para não falar de um assunto e seu título ser totalmente oposto.

 

Filtrar seguidores

Você vai precisar filtrar muitas pessoas para o seu canal do YouTube, para que essas pessoas tragam muitas outras, e dessa forma seu canal cresça. E também vai precisar filtrar para que seus atuais seguidores não se decepcionem quando desfrutarem do seu conteúdo, direcione apenas aqueles que realmente estão interessados no conteúdo.

Preste atenção nas seguintes dicas:

  • Lista de e-mail: talvez nem todos seus seguidores estejam interessados no seu conteúdo especializado e direcionado, por isso seja prudente quando for anunciar na sua lista de e-mails. Talvez você possa por si mesmo filtrar a sua lista de e-mails, mas só faça isso se conhecer todos eles.
  • Redes sociais: Faça anúncios de seu conteúdo nas redes sociais, seja bem específico quando for fazer esses anúncios, diga o que seus vídeos vão agregar para todos aqueles que o verem. Faça anúncios bem chamativos para que todos os que verem, sintam-se instigados a ver o vídeo.
  • Blogs: algumas pessoas vão chegar até você por meio do seu blog, por isso é fundamental manter ele atualizado e sempre postar seus novos vídeos no seu blog.

 

 

Importância de conteúdo Especializado e Direcionado

Hoje em  dia no YouTube é possível encontrar vários canais que disponibilizam conteúdo especializado e direcionado a um determinado nicho. Isso é ótimo, visto que o público daquele determinado canal, está lá porque realmente está interessado naquele conteúdo.

E quando nos referimos a importância de conteúdo especializado e direcionado, nos deparamos com uma questão muito importante para empreendedores digitais: público qualificado.

E antes de continuar com este artigo, gostaria de falar o que é público qualificado. Existem aquelas pessoas que visualizam seus vídeos, leem seus artigos, e desfrutam de todo o material que você oferece, porém, não compram nada do que você vende, ou mesmo não contratam seus serviços. E também existem aqueles que visitam suas páginas e acabam comprando o que você oferece, isto porque aquele conteúdo vai agregar muito para aquela pessoa que está te querendo, e essa determinada pessoa que comprou o produto, é considerada parte do público qualificado, o público que gera de retorno financeiro para o seu negócio.

É importante ressaltar que não existem apenas esses dois tipos de públicos citados acima, mas, é importante que você queira atingir todo o público, e disponibilizando um conteúdo especializado e direcionado você vai atingir um tipo de público específico.

Precisa de ajuda para produzir vídeos com qualidade? A BlessImage é uma empresa especializada em transmissões ao vivo e produção de vídeo para grandes empresas. Entre em contato e tire suas dúvidas com nossos especialistas.