Aquele tempo em que estávamos presos aos canais de televisão, praticamente consumindo conteúdos padrão e obrigatórios já terminou. Hoje existem muitos sites e até mesmo o Youtube que são possíveis de montar uma programação sobre o assunto e conteúdo que desejar.

As opções para transmissões ao vivo são muitas, vão desde as redes sociais como o Facebook, Youtube e sites especializados.

Criar uma TV na internet será uma das melhores opções para atingir o público com o seu conteúdo.

Em uma Web TV o que importa é o conteúdo. Independente de programações e dos horários. Seu publico busca sua TV procurando o seu conteúdo. Se você consegue transmitir um conteúdo de qualidade, sempre terá muitas visualizações.

Basicamente para montar a sua Web TV será necessário apenas encontrar a melhor opção de site ou plataforma para compartilhar o seu conteúdo.

Para isso será necessário pensar como você quer distribuir seu conteúdo. Será de vídeo streaming? Se for esta forma a melhor opção e escolher um media Center. Porém se você quer compartilhar conteúdos profissionalmente e mantiver uma relação com o público, a melhor maneira são os sites especializados.

Caso você também queira criar a sua Web TV, acompanhe essas dicas para montar sua Web TV ao vivo.

  1. Conteúdo

Como em todos os negócios digitais, o conteúdo será a parte principal do seu negócio. Para se destacar e garantir muita audiência será necessário criar conteúdos atrativos, inéditos, e algo que consiga prender e ao mesmo tempo agregar valor para quem estiver assistindo.

Para garantir que seu conteúdo está sendo divulgado de forma correta e sendo compartilhado, é muito importante ter o controle e conseguir avaliar quem está consumindo todo o material que você divulga. Pois sabendo quem é seu público, fica mais fácil construir exatamente o que eles buscam.

Para fazer esta avaliação basta você saber a resposta para as seguintes perguntas.

  • Quanto tempo meu público assiste o meu conteúdo, e qual será a melhor duração dos materiais que irei divulgar.
  • Quantas pessoas acessam o site e assistem os conteúdos e quantas não assistem, e os motivos de não assistirem.
  • De onde está vindo o seu tráfego, e qual a melhor opção para fazer investimento de tráfego pago.
  1. Site e plataforma

Para sua TV ficar ativa você precisará de um lugar fixo na rede. Este lugar será onde seu conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa.

Um Media Center é a maneira mais completa e ideal para quem quer construir uma Web TV. Estas plataformas garantem muita segurança, e personalizações de todos os tipos para você usar toda a imaginação com algo que conquiste o público.

Para aqueles que querem trabalhar com mais profissionalismo a melhor opção será um software. Com ele é possível administrar todos os conteúdos e programar suas publicações do mesmo lugar.

Escolhendo estas plataformas profissionais você terá a vantagem de ter a administração dos seus vídeos e conteúdos que serão entregues a sua audiência.

  1. Qualidade na hora da entrega

A qualidade em que seu conteúdo será entregue durante a transmissão é muito importante. Será preciso ter um bom desempenho e uma distribuição de qualidade.

Veja as opções:

Adaptive Bitrate Streaming

Está é a forma de adaptar a qualidade do vídeo com a quantidade de internet que o usuário que está acessando tem disponível

Funciona da seguinte forma, enquanto o usuário assiste ao vídeo, o Player faz o monitoramento da conexão e adapta da melhor maneira possível a qualidade do vídeo.

Multi device

Conseguir entregar conteúdos da Web TV para diversos aparelhos, como Smartphones, Smart TV, Video-game e muitos outros.

Plataforma

Existem ótimas plataformas para Web TV. Algumas são muito simples de configurar e você não precisará ter um serviço terceirizado de desenvolvimento. Encontrará opções até mesmo com serviços de assinatura.

  1. Transformar sucesso em lucro

Quando seu canal já estiver com um público alto, já está na hora de pensar em começar a lucrar um isso, pois seus conteúdos custam dinheiro e será necessário para continuar produzindo e entregando a mesma qualidade para a audiência. Para fazer isso poderá fazer o mesmo sistema que é utilizado pelo spotify e Netflix. Através de assinaturas mensais, você disponibilizará seus conteúdos para o cliente.

  1. Divulgar a sua Web TV

Você já conhece as principais dicas para ter sucesso na hora de criar uma Web TV, mas agora precisa divulgar e conseguir tráfego. Está na hora de investir na divulgação de sua Web TV.

 

Imagine que você dedicou muito tempo e esforço criando conteúdos perfeitos, mas ele não é encontrado por quem realmente tem interesse.

Veja as melhores opções para você divulgar sua Web TV.

  • Redes sociais: Sempre serão as melhores opções para alcançar um público gigantesco. Também invista em Facebook ads para atingir um público bem segmentado.
  • Crie Tópicos e teasers para divulgar em redes sociais.
  • Caso tenha parceiros, divulgue em seus canais também.
  1. Equipamentos necessários

Os equipamentos básicos que você precisa para iniciar qualquer Web TV são os seguintes:

 

Captura de vídeo  

Você poderá utilizar um câmera profissional para vídeos, uma câmera fotográfica profissional ou até mesmo WebCam HD ou se possível Full HD.

Internet

Uma internet com upload suficiente para a sua transmissão. Sempre 20% superior. Por exemplo, se a transmissão é de 160 kbps, o seu link será 20% maior, 200 kbps.

Equipamentos de Transmissão

O computador deverá ter no mínimo um processador Core 2 Duo, sistema operacional de 64Bits e memória RAM de 4GB ou maior. Uma placa de vídeo 3D.

A qualidade de transmissão é muito lógica, quanto melhor seu equipamento, melhor será a sua transmissão.

Para transmitir em HD será necessário um processador Core I5, sistema 64 Bits e 8GB de memória RAM, placa de vídeo 3D.

 

Utilizando estas dicas para montar sua Web TV ao vivo qualquer um pode iniciar a sua Web TV. Caso você tenha conteúdos ou pretende começar a construí-los para compartilhar na rede, a Web TV é uma grande oportunidade, que além de te trazer sucesso e satisfação.