Se você trabalha no meio digital, provavelmente já ouviu falar de SEO, mas sabe o que é SEO para vídeos?

No inglês a sigla significa: Search Engine Optimization. Essa ferramenta é popularmente conhecida como sendo uma maneira de otimização de sites, e tem como objetivo principal, aumentar o número de acessos de acessos e fazer com um conteúdo possa ser encontrado nos buscadores.

Enfim, o SEO é formado por um conjunto específico de técnicas aliado a várias estratégias que potencializam a ferramenta. Portanto, é fato que todos que produzem conteúdo para internet, devem utilizar de técnicas SEO para melhores resultados.

 

A maioria dos empreendedores digitais ou blogueiros utilizam técnicas básicas de SEO na produção de conteúdo em geral, mas poucos utilizam as técnicas de SEO para vídeos.

Por isso, vamos listar aqui a importância dessa ferramenta na criação de vídeos.

O lugar que mais se encontra vídeos hoje em dia, sem dúvidas, é o You Tube. E por que será que alguns têm muitos acessos e outros vídeos nem tanto?

Uma boa descrição ajuda e muito na hora de melhorar as visualizações e fazer a sua audiência crescer.

 

Vamos conhecer alguns fatores na hora de otimizar seus conteúdos em vídeos

 

Otimização Clássica de vídeo 

Além de se preocupar com um bom posicionamento no banco de dados do youtube, é necessário se atentar também com os buscadores do Google, vamos lá:

 

  • Título do vídeo: o primeiro passo na criação do título é a incorporação de palavras-chave sobre o assunto abordado. Ao fazer isso, você estará sinalizando para os buscadores o assunto, tornando mais fácil que esse possa ser encontrado. Outra dica fundamental é o número de caracteres, sendo que o máximo é 62. Se o seu título ultrapassar essa marca, seu vídeo pode vai ser prejudicado.

 

  • Descrição: Todo vídeo precisa de uma descrição! Em uma boa otimização de SEO, descrever o vídeo é muito necessário. Neste ponto, o Google também limita o número de caracteres, sendo que o ideal é não ultrapassar 160.

 

  • Tags: Normalmente essa estratégia é muito mais utilizada quando se trata de otimização de textos, mas na produção de vídeos, ela também se faz presente e é fundamental. Escolha no mínimo 5 palavras-chave que vão ajudar os buscadores do Google a encontrar seu vídeo.

 

SEO especifico para youtube 

E agora chegou a hora de moldar o vídeo para os buscadores do youtube:

 

Legendas no vídeo

Primeiramente, é importante dizer que essa técnica não se aplica a todos os vídeos, sendo que as legendas vão ajudar os buscadores a entenderem o conteúdo do vídeo, mas nem sempre são necessárias.

 

Incorporação de link

Você já deve ter percebido que muitos que têm sucesso no youtube, também possuem um blog no qual publicam todos os seus vídeos. E isso tem um motivo: é por conta da otimização de SEO. Não fique para trás, faço o mesmo! Incorpore o link dos seus vídeos do youtube em uma outra página da web.

 

Qualidade

 

Esta é a cereja do bolo para ter sucesso e despertar a atenção dos clientes na web. Entregar conteúdo de valor e que possa gerar conhecimento é fundamental para tornar o seu negócio mais expressivo.

Seja conteúdo em vídeo ou escrito, capriche!

 

Conclusão 

Abordamos as principais técnicas de otimização de vídeo e podemos ver claramente todos os benefícios que a otimização de SEO para vídeo pode proporcionar.

As técnicas de SEO para vídeos constituem, sem dúvida, em um diferencial de todos os que produzem e publicam vídeos, pois aqueles que utilizam essas técnicas para alavancarem os seus vídeos, sem dúvida, conquistam resultados ainda mais satisfatórios.

Por fim, é importante dizer que as técnicas de otimização de SEO para vídeos podem ser empregados em vídeos que forem publicados em todos os meios, desfrute dessas técnicas e alavanque seus resultados.